• Bianka Saccoman

Tendências de maquiagem para 2020

Por Mehi Telles



maquiagem clean de noiva ruiva

Foto: Kaique Guimarães

Tratamento de imagem: Maise Franco


Até meados dos anos de 2010, reinava no Instagram uma beleza com bastante contorno e cobertura de pele. Em 2016, esse padrão mudou significativamente para uma beleza mais natural com o surgimento do movimento "no make up”, que encontrou na cantora norte americana Alicia Keys a sua principal representante e, mais adiante, em 2018, o mundo ficou boquiaberto com a pele praticamente nua de Meghan Markle no casamento real. Posteriormente, o make up artist de Meghan revelou que se tratou muito mais de um ritual de skincare do que de maquiagem propriamente.


Meghan Markle em seu casamento. A base usada para a sua pele foi a Dior Backstage Face and Body Foundation


Em 2019, em um terreno já preparado pelas mídias sociais, o seriado da HBO Euphoria “sacudiu” novamente os nossos paradigmas de beleza ao propor uma maquiagem mais experimental, voltada a valorizar nossa própria beleza natural e expressar nossa identidade.


E agora? O que esperar da beleza em 2020? De que forma esse novo movimento, iniciado pela geração Z, mas catapultado pela série Euphoria pode influenciar a beleza das noivas? Como traduzir a moda dos olhos coloridos, com pigmentos metálicos ou outros tipos de adornos no rosto para o universo das noivas?



Hunter Schafer, interpreta Jules em Euphoria


Com as normas de beleza sendo desafiadas e repensadas estou imaginando que a maquiagem, em 2020 e nos próximos anos, será mais fluida, mais imprecisa do mesmo jeito que os limites do que sempre foi considerado belo também estão em aberto passando por um processo de redefinição.


Make com brilho e pequenos enfeites para o rosto


A beleza natural continua, mas agora ela evoluiu para algo mais divertido e glamouroso. A ideia é brincar com cores (vamos falar disso no próximo item) e texturas, por exemplo, aplicando glitter, mini pérolas, cristais ou outros pequenos enfeites no rosto.


Para as noivas que gostarem da ideia, a dica é optar por versões delicadas (pense em um glitter mais fino e líquido e se for adotar algum enfeitinho, prefira as versões menores).



Para evitar exageros, é importante manter a pele bem fresh, com menos cobertura e lábios mais translúcidos. Um balm hidratante com cor, por exemplo, é uma ótima pedida.


O ideal, nesse caso, seria evitar cílios postiços, mas se não for possível, opte por uma versão com pelos mais curtos e com mais volume para trazer mais naturalidade.

Olhos esfumados coloridos e etéreos


Aqui, delineadores e lápis são dispensados, pois essa é uma maquiagem de olhos etérea. O olho esfumado de 2020 é mais indefinido e, mais importante, não é igual para todo mundo!

As cores? Por mais que estejamos vivendo esse momento de olhos com cores fortes (pensem em azuis e laranjas), em se tratando da beleza da noiva, a nossa recomendação é optar por cores neutras e/ou ou claras, escolhidas de acordo com o tom de pele, cabelo e olhos de cada pessoa. Agora, claro, se você é do tipo que está acostumada a usar sombras de cores fortes e simplesmente não se reconheceria de outra forma, não tem por que mudar isso no dia do seu casamento. E só mais uma dica: notamos que o rosa tem despontado como forte tendência, então se o rosa é a sua praia, basta encontrar um tom que mais te favoreça.


Pele fresh


A pele é fresh, ou seja, viçosa, luminosa, hidratada e com pouca cobertura. É possível ver a textura da pele. Tem correção, mas só onde realmente necessário. Sardas e outras características naturais são celebradas ao invés de camufladas. Iluminadores não vão a lugar algum, mas agora a radiância será mais sutil também, mais natural.


Gloss labial


O gloss nos lábios retornou em 2019 e deve entrar forte em 2020. As suas versões menos coloridas ficam perfeitas com os olhos enfeitados com glitter, pérolas e cristais, mencionados acima.

Blush corado


Seguindo essa ideia de uma beleza mais natural, o blush é aplicado de forma a parecer que você está corada. Os melhores para isso são os líquidos e os cremosos aplicados com a própria mão. Se quiser dar uma intensificada, aplique um pouco de blush em pó por cima. Ah, e aqueles produtos com várias funções, que podem ser usado tanto como batom, blush e sombra continuarão em alta em 2020.

O ideal é buscar as tendências e usá-las como inspiração e adequá-las ao seu estilo. Se inspirar com tendências é ótimo para sair da rotina. Experimente também!


Assista ao vídeo da conversa com Mehi Telles e Tatiane Alves sobre as tendências para este ano:





Mehi Telles - Criadora de conteúdo e Bridal fashion Stylist. @mehitelles