• Bianka Saccoman

Saiba como usar os óleos essenciais para sua beleza e bem-estar

Você conhece os óleos essenciais e todas as suas propriedades?

Muito mais do que um perfume agradável, os óleos essenciais são líquidos altamente concentrados extraídos de plantas, que podem nos ajudar a acalmar ou a energizar.

A beauty expert Kathy Lipandi, Equipe TATMAKE, que além de ser uma profissional da beleza, é apaixonada pelos óleos essenciais e conhece como ninguém o assunto. Ela veio dividir com a gente a sua experiência obtida com cursos de Aromaterapia e Óleos essenciais.


Uma ótima leitura para este momento em que estamos todos um pouco aflitos, não é mesmo? As noivas também podem aproveitar os benefícios que os óleos trazem para ficarem repletas de tranquilidade.


Por Kathy Liprandi




Os óleos essenciais são substâncias vegetais voláteis e extremamente concentradas extraídos a partir de flores, frutos, sementes, folhas, raízes e outras partes das plantas por diferentes métodos de extração. Elas penetram em nosso organismo ao serem inalados ou através da pele, absorvidos pela corrente sanguínea e metabolizados pelo corpo.


Devido à riqueza e complexidade de seus componentes químicos, os óleos essenciais abrangem diversas propriedades terapêuticas como recuperação, fortalecimento e equilíbrio da nossa saúde física, mental, emocional e energética. Os componentes atuam em conjunto e o uso do óleo essencial pode feito de maneira isolada ou combinada com até três óleos.


É importante alertar sobre o cuidado de não usar o óleo concentrado diretamente sobre a pele. Por serem altamente concentradas, as substâncias devem ser ministradas diluídas em óleo de amêndoa, óleo de côco ou um creme neutro (encontrado em casas especializadas) com cuidado. Por isso consulte sempre um terapeuta holístico para indicar um óleo adequado a você.


Hoje vou destacar três dos óleos mais utilizados, dentre uma variedade imensa de opções.


Bergamota


O poder da Bergamota reside nas suas poderosas pro piedades antissépticas e de equilibro terapêutico, bem como na sua maravilhosa qualidade aromática.A mistura dessas três facetas principais faz dele um óleo fantástico para usar em misturas ou sozinho, para curar (ou ajudar na recuperação) ou para equilibrar a mente e elevar as emoções.

É um óleo tão diverso que oferece excelentes qualidades para todo o ser - corpo, mente e espírito. Nos cuidados com a pele, é adequado para todos os tipos de pele o que o torna acessível para diferentes tipos de tratamento e produtos, mas em especial a pele oleosa se beneficia bastante desse óleo, porque a bergamota ajuda a equilibrar a produção de sebo e limpar a pele (por sua função antisséptica e bactericida), desobstruir os poros, removendo poluentes que causam irritação. Por oferecer um aroma delicioso, também pode ser usado como desodorante.


Num difusor de óleo, a bergamota irá matar micróbios potencialmente nocivos ao ar, repelir insetos e proporcionar um aroma maravilhoso que também ajudará a elevar a mente e as emoções.


A bergamota é interessante, pois tem uma ação equilibrante sobre nossos hormônios e efeitos positivos para o nosso bem-estar e felicidade geral. Como trata-se de um óleo cítrico, muito cuidado após o manuseio. Lembre-se de salvar bem as mãos e não se expor ao sol. Lembrando que para serem utilizados na pele, os óleos essenciais devem ser diluídos em óleos vegetais por profissionais.


Gerânio


O Gerânio tem uma ação maravilhosa sobre o nosso sangue: ajuda a parar a hemorragia externa, promovendo a formação de crostas. Alivia as varizes, ativa a circulação lenta, auxilia no fluxo intenso de sangue que algumas pessoas experimentam durante a menstruação, na TPM, na cistite e uretrite e em períodos pesados e dolorosos.

O Gerânio é associado ao sagrado feminino. Ele coloca as coisas em movimento. A qualidade aromática do óleo ajuda a aliviar e relaxar a mente, eliminar a tensão ou ansiedade e promover sensações de segurança e força. Ele também pode ser usado com grande efeito durante a menopausa.


É um óleo tão positivo que levanta suavemente as emoções, acalma os nervos e nos leva a uma sensação de confiança, ao eliminar coisas que não servem e a trazer uma sensação de equilíbrio à pessoa que o utiliza.


Cura, nutre e reabastece a pele promovendo uma boa tez e tom e em vez de desafiar o processo de envelhecimento, pode ajudar a envelhecer com graça. Mas, cuidado com a gravidez, evite usá-lo nos primeiros 3 meses e sempre com as recomendações do seu terapeuta e do seu médico.


Lavanda fina (francesa)


A Lavanda é o mais conhecido, mais utilizado e mais versátil dos óleos essenciais. É o primeiro em qualquer gabinete de primeiros socorros e é amplamente reconhecido como o "curandeiro mágico" para qualquer coisa, porque ele nos oferece propriedades terapêuticas tão amplas e eficazes que são boas para o corpo, mente e espírito.

A lavanda tem qualidades aromáticas maravilhosas, e poderes de cura físicos, psicológicos, emocionais e espirituais poderosos. É um óleo para aqueles momentos em que estamos cansados, estressados, ansiosos, preocupados e exaustos; acalma a mente e os nervos; nos encoraja a estar presentes e alivia qualquer tendência para a negatividade.


Um poderoso antidepressivo com um aroma que muitos associam ao bem-estar, felicidade, calma, descanso e relaxamento.


A lavanda equilibra e estimula as nossas defesas naturais, a regeneração celular e é útil para todos os tipos e condições de pele. Um óleo altamente eficaz no alívio da dor, é analgésico e ajuda a aliviar a dor local em queimaduras e hematomas, por exemplo.


A qualidade aromática da Lavanda faz o óleo talvez ser o mais eficaz de todos os óleos essenciais e da aromaterapia, é um exemplo maravilhoso da saúde holística na ação da mente, corpo, espírito e emoções.


Espero que tenham gostado de saber mais sobre o poder dos óleos!