• Bianka Saccoman

Saiba como garantir as melhores fotos do seu grande dia

Como aproveitar os melhores clicks da beleza da noiva? Quanto tempo uma noiva deve dedicar para as suas fotos? Convidamos três experts no assunto para responder todas essas perguntas.


Foto do ensaio pós-wedding de Camila Bernardi (foto: Lucas Lima)


Talvez um dos registros mais bonitos da vida de uma mulher sejam as fotos do seu casamento. Um momento que a noiva sonhou e planejou por meses para que tudo fosse perfeito. As fotos do casamento também são uma lembrança de um dia muito importante na vida do casal, algo que será visto e revisto por esta e pelas próximas gerações dessa família que acaba de se formar.


Click da noiva TATMAKE Carina Sachelli (Foto: Anna Quast e Ricky Arruda)


Por isso, convidamos os maiores especialistas em fotografia de casamentos para dar várias dicas para que a noiva possa aproveitar muito as fotos do seu grande dia.


Pausa para as fotos


Boa parte das noivas dão muita atenção às fotos do making off, da cerimônia e da festa, mas não levam tanto em consideração as fotos de sua beleza por completo. Isso mesmo, as fotos da noiva quando ela está maquiada e penteada e já está com o seu vestido.


Making off da noiva Patrícia Tritta (Foto: Roberto Tamer)


Para o super fotógrafo Roberto Tamer, é muito importante que os profissionais opinem sobre o cronograma que os noivos reservaram para as fotos. Geralmente, a noiva imagina que o tempo para se arrumar é apenas o tempo necessário para o ato de maquiar e se vestir. Mas nós fotógrafos vamos aproveitar momentos muito importantes para fazer registros belíssimos como colocar um brinco, passar um perfume, conversar e abraçar a mãe, explica Tamer.


Registro da Arietta Farina já pronta para o seu casamento civil (Beleza: TATMAKE | Foto: Roberto Tamer)


Arietta já em seu grande dia, no Palácio Tangará



É muito importante que a noiva reserve em torno de 40 minutos para, além de realizar as suas fotos de close e da sua beleza, se olhar no espelho com calma, se observar vestida de noiva e aproveitar cada segundo desse momento tão especial.



(Fotos: Roberto Tamer)


Conexão entre a noiva e o fotógrafo


O experiente Ricky Arruda também compartilhou com a gente um pouco do seu processo com as noivas e quais são as etapas que ele utiliza para garantir os melhores clicks.



Registros da beleza da noiva Carina Sachelli (Beleza: TATMAKE | Fotos: Anna Quast e Ricky Arruda)


Ele prefere começar as suas fotos quando a noiva já está com a pele pronta e com a maquiagem mais evoluída. Depois disso, parte para uma rápida série de fotos da noiva com os cabelos soltos. Quando a maquiagem já está pronta, ele parte para uma simulação de fotos da construção da beleza da noiva. Simulamos um blush, uma máscara de cílios, um batom. São fotos onde a aparência é de ação, mas na verdade são bem organizadas e posadas.


Com a noiva pronta, é hora de fazermos o ensaio. Esse é um momento muito importante. É a hora que eu gosto de me conectar com a noiva, compreender o momento dela e a personalidade dela, para termos uma série linda de imagens, que retratem toda a beleza dela e daquele momento especial. É hora dos closes, dos retratos, das fotos de corpo inteiro, e por aí vai.




Fotos do casamento de Débora Seripierri, no Palácio Tangará (Beleza: TATMAKE | Fotos: Anna Quast e Ricky Arruda)


Para Ricky, outro segredo do sucesso de um bom resultado nas fotos do casamento é a sinergia entre as equipes de beleza, foto e vídeo.


Do começo ao fim, o trabalho em equipe é essencial. Todos coordenados e respeitando um cronograma, para termos um resultado bom para todos e especialmente para a noiva.

Sensibilidade para entender e respeitar os desejos dos noivos


Para o fotógrafo Lucas Lima é muito importante que o profissional entenda claramente os objetivos e as vontades dos noivos em relação às suas fotos. Na conversa com o casal consigo descobrir qual estilo de fotos eles mais gostam e quais eles não gostam. Qual é a foto dos seus sonhos. Sobre as fotos da noiva, também é importante saber qual ângulo ela fotografa melhor e qual aspecto do seu rosto ela mais gosta, explica Lucas.


Juliana Lopes e Ronaldo Fonseca Jr. em seu grande dia em Fernando de Noronha (Beleza: TATMAKE | Foto: Lucas Lima)


Lucas também reforça sobre a necessidade de reservar, no mínimo, 40 minutos para as fotos da noiva já arrumada, para que tudo isso seja feito com muita calma e que os fotógrafos não trabalhem no limite do tempo. Vale lembrar que o cronograma de fotos pós-cerimônias já será naturalmente mais corrido do que as fotos pré-cerimônia.


Luz natural e os melhores ângulos da Juliana Lopes


Em casamentos com áreas externas, Lucas destaca a importância de o fotógrafo conhecer previamente o local para otimizar melhor o seu tempo com a noiva no melhor cenário e na melhor luz.



Outro recurso para garantir clicks belíssimos é apostar no ensaio pós-wedding, feito geralmente no dia seguinte da cerimônia de casamento, ótimo para destination weddings. Lucas realizou um ensaio pós-casamento lindo para a noiva Camila Bernardes.


Os noivos que têm a oportunidade de realizar este tipo de ensaio ficam super satisfeitos com o resultado. No dia após a cerimônia o casal está super tranquilo, não há preocupação sobre os detalhes da festa e, no caso da Camila e do Fabio, pudemos explorar muito o local, além de ter mais tempo para as fotos.



Fotos do ensaio pós-wedding de Camila e Fábio, clicadas por Lucas Lima (Beleza: TATMAKE)


Deu para se inspirar com tantos registros lindos desses três super fotógrafos, não é mesmo? Anote todas as dicas e quando o seu grande dia chegar não se esqueça de dar uma atenção especial às fotos da beleza e do look noiva completo. Afinal, você vai querer ter muitas fotos lindas para se lembrar desse momento para sempre.


Se precisar de ajuda para construir a sua beleza, conte com a gente. Estamos aqui para realçar a beleza que só você tem.