Noivas, Beleza e Estilo

É impossível não falar de estilo quando abordamos o tema noivas


Antes de a mulher entrar para este universo, ela já tem construído um estilo próprio que com certeza irá impactar em suas escolhas para o grande dia.


Por aqui costumo dizer que a mulher não é noiva, e sim, está noiva!


Compreender o universo dos estilos é essencial para que você consiga compreender quais são os símbolos visuais que você pode incorporar na sua maquiagem, penteado, vestido e buquê para passar uma mensagem específica. Essa mensagem pode ser algo que imprima a sua essência, seu lifestyle, seus valores, sua experiência de vida e tudo isso irá ajudar a noiva a adequar a sua imagem à mensagem que deseja transmitir sem precisar dizer nenhuma palavra.



Os estilos primordiais que gosto de trazer para o imaginário das noivas são: Romântico, Clássico, Contemporâneo e Boho. Eles são os mais conhecidos e fica muito fácil propor a misturas entre eles. Gosto muito de trabalhar com imagens para ilustrar tudo o que converso com as noivas durante o nosso primeiro contato, e criei este editorial para ficar ainda mais ilustrativo tudo o que converso aqui em meu estúdio com as noivas que atendo e claro, para todas as outras que estão ainda iniciando sua busca por referências.


Nenhum dos looks criados são as únicas possibilidades, são a minha leitura para este editorial. O que você pode usar para criar o seu look são além das inspirações, as informações técnicas que constam aqui neste post!


A imagem da noiva eternizada


Uma das coisas mais importantes no grande dia é o registro! Eu nunca deixo de perguntar para as noivas sobre a fotografia, penso que tudo deve conversar e estar em harmonia.


De nada adianta a noiva escolher uma maquiagem clean se o registro não vai mostrar este efeito delicado, vai deixar a foto com mais contraste e marcações. Ou a noiva usar uma maquiagem com bastante contraste e no fim das contas a foto estar sem a saturação de algumas cores e o efeito sumir!


E para me ajudar na concepção deste editorial convidei parceiras que eu admiro muito e ele contempla não só a beleza da noiva, mas também o vestido, o buquê e a fotografia.


Quando penso em estilo penso na imagem da noiva como um todo, e cada detalhe, foi pensado para te inspirar inclusive em poses, no buquê, na luz, etc.


Carol Thusek fotógrafa muito talentosa que registra a noiva de um jeito muito autêntico, claro, entregando também as fotos mais tradicionais, mas como aqui o meu universo são as noivas, valorizo muito trabalhar com profissionais que sabem extrair o melhor das mulheres no grande dia, pois não estamos falando de modelos e sim de mulheres que normalmente não trabalham ou expõem sua imagem com frequência. Ela criou uma luz e uma estética para cada estilo!


Os vestidos são da talentosa Gabriela Picolli do ateliê da Solaine Picolli que eu adoro trabalhar. Ela tem uma pegada moderna e ao meu ver se conecta bem com os sonhos de suas clientes e suas criações parecem sempre saídas de um sonho.


Os buquês que dão um toque todo especial aos looks são da Maria Pietroforte que é uma decoradora dedicada e muito talentosa. Penso que o buquê é um acessório, uma jóia e deve ser pensado para compor e harmonizar. A Maria tem um senso estético apurado e faz uma leitura linda da noiva e traduz em jóias florais.


O local foi escolhido á dedo. A Casa Bovero é um charme e cada cantinho conta uma história. Extraímos de cada parte da casa uma temática que representa um dos estilos, a sala da noiva por exemplo, se conecta demais com o estilo clássico.


Agora vamos ao que interessa?


Estilo Romântico


Está ligado á natureza, ao lúdico (sonhos), à exuberância e abundância da natureza, à nostalgia, tradição e realeza.


A noiva "romântica" pode ser delicada ou desejar transmitir essa energia.


No mood romântico trabalhamos com poses tradicionais que exaltassem a plenitude e a emoção que o casamento evoca, uma luz bela que valorize bastante a beleza.

Carol Tusek





A proposta do vestido que trouxe romantismo ao nosso editorial é que a noiva pode usar a blusa de renda, super delicada na cerimônia e o modelo tomara que caia para ficar mais á vontade para a festa.


O corset marca o corpo, trazendo jovialidade e sensualidade para a noiva Romântica.


Os elementos texturizados, renda floral, linhas arredondadas e volume, trazem a atmosfera de sonho e cria uma imagem calorosa e receptiva.


A luz foi pensada também para criar essa atmosfera de fim de tarde, Golden Hour que as noivas que se identificam com este estilo amam!


A noiva do estilo Romântico tem muito do estilo clássico, por isso ás vezes eles se misturam ou se confundem. São os elementos visuais que vão fazer a diferença!


O lindo buquê foi criado utilizando a técnica espiral onde as hastes são cruzadas.


Esta técnica traz movimento natural, que valoriza a expressão, convergência natural das flores e remete ao sonho.

Maria Pietroforte


Paleta de cores: pêssego, rosa blush, chá e lavanda, criando total harmonia com o estilo, e toda atmosfera criada para representar esse que é um dos estilos queridinhos das noivas que optam pode uma cerimônia no campo.

A base floral contou com folhagem de nandina (hastes alongadas), rosas, rosa spray, rosa de jardim (Garden rose), astilbe e lavandas.

Na maquiagem, trabalhei pontos de iluminação, pele translúcida com acabamento acetinado. Muito cílios e tons rosados nos olhos e lábios. Textura e delicadeza, é a minha leitura para a beleza da noiva do estilo Romântico.

O penteado semi preso é o queridinho das noivas que se casam até o entardecer no campo. Ondas suaves e com volume trazem a textura e o movimento perfeitos!

Tatiane Alves - Tatmake


Estilo Clássico


As tradições que estão ligadas ao casamento e que atravessam séculos, encantam a noiva que se identifica por este estilo e pode ser o fio condutor da maioria das escolhas feitas por ela. Podemos observar que além da escolha por uma cerimônia em uma imponente igreja, as tradições familiares também estarão presentes em uma jóia de família.

A noiva clássica tem porte e muita elegância. Ela é forte e segura de suas escolhas.


Vestido em crepe, tem os recortes mais estruturados trazem elegância e as linhas retas estão de acordo com a preferência da maioria das noivas clássicas.

Gabriela Picolli




O buquê cascata é um clássico e se adequa bem ao estilo por ter bastante simetria. O tamanho segue proporcional á altura da noiva.


As flores e cores escolhidas são as preferência dentre as noivas clássicas. Denphale, Mini phalaenopsis, cravinas, rosa spray e tulipas. Todas na cor branca (tradicional e atemporal) e um ramo de nandina, para dar leveza.


Tradicionalmente, é a escolha nos casamentos reais e das noivas mais tradicionais.

Maria Pietroforte







No clássico trabalhei na criação da cena valorizando enquadramentos que usassem bastante dos elementos do cenário, para somar história e a ideia de tradição. Poses suaves mas firmes e luz natural. Tudo pensado para exalar elegância.

Carol Thusek

A maquiagem tem um certo contraste com efeito de luz e sombra. A pele geralmente é mais sequinha e os olhos mais marcadinhos. O batom na cor dos lábios, somente para dar um ar de saúde.

Os penteados clássicos são mais estruturados. Mesmo nos penteados soltos ele tem essa estética polida e estruturada.


Estilo Contemporâneo


Na minha opinião, a maior busca da noiva contemporânea é a experiência e a personalização. Ela gosta do processo criativo e de ter itens em seu look que tenham sido pensados exclusivamente para ela. Esses itens não têm a pretenção de serem atemporais. Ter um look datado não causa insegurança para esta mulher.


A noiva Contemporânea pode ser descrita como autêntica ou conceitual, não tem uma imagem idealizada, ela imprime o momento ou algo que carrega de sua história em suas escolhas.

Tatiane Alves - Tatmake



No mood moderno trabalhei com luz direta e mais marcada, para propor uma noiva que gosta de festa, de moda, e luz. Na direção pedi ousadia, força, e movimento para transmitir o poder e confiança que as noivas mais autênticas tem.

Carol Thusek




A alfaiataria, estrutura e laço, trazem toda a personalidade da mulher contemporânea ao vestido. A linha diagonal do decote, traz movimento e ousadia. O look ganha muita harmonia com a dureza da luz, as linhas do buquê e os elementos da arquitetura da Casa Bovero.


Além do formato braçada, o que mais trouxe o ar contemporâneo foi a escolha das flores. Geralmente, para esse tipo de buquê, as flores possuem movimento, mas aqui escolhemos flores firmes, de caule grossos e formatos diferentes o que trouxe mais personalidade. Trabalhamos com proeta king, orquídea denphale verde e helicônia.

Maria Pietroforte

A maquiagem pode ser intensa ou o extremo oposto, seguindo a tendência da make beauty.


Para esta proposta de estilo trouxe linhas retas e marcadas como slickhair e o traço preciso do delineador.

Nos lábios, batom cereja esfumadinho que é uma forte tendência.

Tatiane Alves - Tatmake


Estilo Boho


A estética boho parte do conceito de uma vida descomplicada, naturalista, livre e descontraída.


A noiva Boho pode transitar pelos universos romântico e sensual. A noiva Boho também tem grande conexão com ambientes ao ar livre e praianos.


Transparência, sensualidade e leveza são as características principais do vestido da noiva Boho. A saia mais leve e sem armação dá para a noiva movimentos mais fluidos.

Usei Interferências de luz e longa exposição para contribuir com as cenas. Direcionei a modelo para um poses leves, alegres, e sexy de forma mais misteriosa e sutil.

Carol Thusek



O vermelho terroso das flores desidratadas (awa, dedo de macaco, rabo de raposa e Napier) combinado ao bege das flores naturais (orquìdeas cinbidium, zínia, rosas e dálias) deixaram o buquê conceitual, pois são cores predominantes desse estilo, e harmônico.

Na construção, o estilo inglês, com o entra e sai das flores, deixando o buquê desconstruído.

Maria Pietroforte

Naturalidade e leveza fazem a beleza da noiva Boho. Textura dos cabelos com volume natural.


Espero que este editorial te ajude a entender melhor em qual estilo você pode buscar inspirações, e se enxergar em um dos looks criados aqui. Podemos misturar dois ou três estilo, mas sempre um vai prevalecer, o que mais se conecta com sua essência! E se você chegou até aqui e é um profissional de beleza que atende noivas, eu tenho um curso que vai te ajudar a saber mais sobre como aplicar os estilos nos seus atendimentos, para saber mais é só clicar neste link: https://curso.tatmake.com.br/noivas-beleza-e-estilo


Beleza, Produção e direção criativa: Tatiane Alves - Tatmake

Assistência de beleza: Roberta Cangirana

Locação: Casa Bovero

Modelo: Estella Nobre - Agência Mega Models

Vestidos: Solaine Picolli

Buquês: Maria Pietroforte Decor

Jóias estilo Boho (douradas) e contemporâneo (argola de cristais e rivieras): Misha por Mica Rocha

Joias Estilo Clássico e brinco leque Estilo Contemporâneo: Ateliê Bem Casada

Fotografia: Carol Thusek