• Bianka Saccoman

Dicas práticas para usar os óleos essenciais na sua rotina de beleza

Duas receitas fáceis de fazer para começar a usar este aliado do bem-estar

A beauty expert Kathy Liprandi, Equipe TATMAKE, que além de profissional da beleza, é formada em Aromaterapia e óleos essenciais, divide com a gente a sua experiência e mostra como podemos usar os aromas para ampliar o nosso bem-estar.


Confira também a matéria em que a Kathy explica o que são os óleos essenciais e quais são os mais utilizados.


Por Kathy Liprandi


Este ano estamos lidando com uma situação inusitada, que tem gerado incerteza e intranquilidade. Isso, entre outras coisas, podem afetar nosso bem-estar e saúde de nossa pele.


Então, que tal aproveitar um tempo para nós mesmas e dar mais atenção para a nossa saúde, pele e emoções?

Para as noivas, mais um motivo para se cuidar. Assim, quando o dia mais importante da sua vida acontecer você estará mais plena e linda.


Por isso vou dar dicas de cuidados com a pele para que você esteja com ela bem hidratada e nutrida de uma maneira mais natural e orgânica. Quando se fala em cuidados com a pele, sabemos que a atenção deve ser diária, não apenas quando a sentimos ressecada, com espinhas ou demonstrando o sinal de idade.


Os cuidados com os óleos essenciais também devem ser contínuos e diários.


Quando não se conhece os verdadeiros poderes dos óleos essenciais, existem algumas dúvidas, como em relação ao uso em peles oleosas, pois quando as pessoas ouvem o termo "óleo", já imaginam um produto oleoso. O que na, verdade, não se aplica aos óleos essenciais. Também vale lembrar que óleo essencial não é a mesma coisa que essência.


Os óleos essenciais são substâncias naturais criadas pelas plantas. São pequenas e leves moléculas extraídas por destilação à vapor ou prensadas a partir das plantas.


Essa mistura altamente concentrada de substâncias naturais tem inúmeros benefícios, como propriedades antissépticas, diminuir a dor, aliviar sentimentos de ansiedade e depressão, melhorar a memória, entre outros benefícios.


Mas como agregar este produto na minha rotina de beleza e cuidados com a pele?


Com estas duas receitas simples até mesmo quem nunca utilizou os óleos essenciais pode ir se familiarizando a adotando este produto cheio de propriedades em sua rotina.


Esfoliante Labial com açúcar mascavo e hortelã

  • 3 colheres de sopa (40g) de açúcar mascavo

  • 1 colher de sopa (15g) de óleo de coco

  • 2 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta ou limão siciliano


Misture todos os ingredientes e guarde em um pequeno pote de vidro. Para utilizar, coloque um pouco nos lábios e esfregue delicadamente durante alguns minutos para ajudar a esfoliação. Depois, é só enxaguar os lábios com água.

Sérum de hidratação e controle da oleosidade

  • 15 ml de óleo de jojoba (óleo vegetal nobre de alta compatibilidade com a pele humana, possui ação de desobstrução dos poros e das glândulas sebáceas e regula naturalmente a oleosidade da pele. Muito usado também para quem tem problema de rosácea)

  • 10 gotas de óleo essencial de Lavanda (lavandula angustiflora) não é a Lavanda Brasileira

  • 5 gotas de óleo essencial de Camomila Romana.

Pingue as 10 gotas de óleo de lavanda, 5 gotas de óleo de camomila no vidro de óleo de jojoba. Misture bem. Aplique 4 gotas nas mãos e espalhe no rosto e pescoço pela manhã e antes de dormir. Massageia bem com movimentos circulares até sentir que a pele absorveu bem. Aproveite para inalar o cheirinho que ficou em suas mãos. Esse aroma também vai ajudar nas emoções, aliviando o stress e a ansiedade.



Espero que tenham gostado das dicas e que elas ajudem vocês a passar por esse momento com mais tranquilidade e bem-estar.


Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários, ou envie por aqui. Terei o maior prazer em conversar com vocês.


Postado com amor por Bianka Saccoman com dicas da nossa expert Kathy Liprandi