• Bianka Saccoman

Como usar fendas no vestido de noiva?

Você ama fendas, mas tem medo que o estilo não fique elegante no seu vestido de noivas? Vamos te mostrar que é possível usar o modelo e arrasar!

Por Mehi Telles


Fendas: é possível vê-las nas passarelas de alta costura, de prêt-à-porter e nas passarelas específicas de moda noiva. Está aí um detalhe que costumamos associar aos looks poderosos e glamourosos de red carpet, mas que, cada vez mais, temos visto em vestidos de noiva e, o mais legal, em vestidos de diferentes estilos, como veremos a seguir.

Galia Lahav Outono Inverno 2020 (foto: Greg Swales) | Miu Miu Ready to Wear Outono Inverno 2020 (foto: Filippo Fior) | Dior Alta Costura Primavera Verão 2020 (foto: Alessandro Lucioni)


A fenda traz sensualidade e ousadia para o look da noiva, além de maior liberdade de movimento e leveza. E, por isso, quase sempre, fica melhor com sandália do que com sapato fechado.

Cushnie Bridal Primavera Verão 2020 (foto via Vogue Runway)


Se você, por qualquer razão, não optar por uma sandália, prefira os sapatos que deixem os pés mais à mostra (a não ser que a intenção seja uma produção de noiva que fuja totalmente do convencional).

Reem Acra Bridal Outono Inverno 2020 (foto: Fadi Acra)


Não custa lembrar também, que ao escolher um vestido com fenda, o sapato ou sandália deve ser nada menos que maravilhoso!

Kate Middleton de vestido Roland Mouret e sandália Jimmy Choo (foto: Getty Images)


Quanto mais alta a fenda, mais sexy e, nesse caso, a dica é escolher um decote mais fechado ou mais romântico, como por exemplo, o decote ombro a ombro e o coração.

Amsale Bridal Primavera Verão 2020 | Amsale Bridal Primaverão Verão 2020 | Reem Acra Bridal Primavera Verão 2020 (fotos: Vogue Runway)


Para quem não se identifica tanto com o estilo romântico desses decotes, existe a opção, mais moderna, do decote em V ou de outros recortes na parte de cima do vestido. Se estes não forem super profundos, também fazem um contraponto à fenda mais alta.

Galvan Bridal Outono Inverno 2020 (foto: Vogue Runway) | Costarellos Bridal Primavera Verão 2020 (foto: reprodução)


Do mesmo modo, acrescentar mangas ao vestido também tem essa mesma função de contrabalançar um fenda ou decote mais generoso.

Monique Lhuillier Bridal Outono Inverno 2020 (foto: KT Merry)


Já para os casamentos na igreja, o ideal é que a fenda seja mais discreta, começando mais embaixo.

Reprodução Instagram @pronovias


Eu não costumo gostar de fendas posicionadas no meio das pernas (em geral, as fendas laterais são muito mais elegantes!), mas confesso que esse vestido, por ter a gola alta e os botõeszinhos revestidos, duas informações que trazem um pouco mais “recato”, fugiu um pouco à regra. É bom lembrar também, que em mulheres de estatura baixa e mediana, a fenda desse vestido não ficaria tão alta assim. Sem falar que praia é um ambiente muito mais propício para a noiva deixar a pele bem à mostra.

Costarellos Bridal Primavera Verão 2020 (foto: reprodução)


Uma inspiração diferente para quem quer revelar as pernas, mas ao mesmo tempo não quer, é esse vestido da Chanel da última semana de moda de alta costura com uma camada de tule cobrindo as pernas, onde a fenda, de outra maneira, deixaria as pernas expostas.

Chanel Alta Costura Primavera Verão 2020 (foto: Alessandro Lucioni)


Um dos tecidos mais românticos e que mais evoca a sensação de sonho tão associada aos vestidos de noiva é o tule e, por isso, o só fato de a fenda surgir em uma saia desse tecido, já faz com que a sensualidade, embora presente no vestido de noiva da influencer e super star Chiara Ferragni, seja contrabalanceada.

Foto: reprodução Instagram @chiaraferragni


De maneira semelhante, mas dessa vez em razão de um recurso de modelagem, o detalhe do drapeado escultural posicionado no quadril com fenda generosa da coleção bridal Oscar de La Renta Primavera Verão 2020, é glamuroso, sensual e elegante, tudo ao mesmo tempo.

Oscar de La Renta Bridal Primavera Verão 2020 (foto: Vogue Runway)


Na coleção Primavera Verão 2020 Viktor & Rolf, um sofisticado trabalho de flor em dobradura, cujas pétalas parecem cair em cascata e ainda vão se abrindo na saia do vestido. O resultado é de um vestido clássico, sensual e ao mesmo tempo poético. É também para a noiva que está em busca de um vestido com informação de moda.

Viktor & Rolf Primavera Verão 2020 (foto: Vogue Runway)

A Camila Maldi foi uma noiva TATMAKE que arrasou com uma belíssima fenda em seu vestido Lucas Anderi. A Grinalda foi do Ateliê Bem Casada. O vestido foi perfeito para o casamento da Camila, que aconteceu na praia, no Villas Trancoso (fotos: Rodolfo Santos)


Qual o vestido com fenda preferido de vocês?


Mehi Telles - Criadora de conteúdo e Bridal fashion Stylist. @mehitelles