• Bianka Saccoman

5 dicas para construir a pele translúcida

Saiba como aplicar esta tendência na sua maquiagem do dia a dia


Foto: Rejane Wolf


Aposto que você já leu o nosso post sobre a nova tendência na maquiagem, a pele translúcida. Se ainda não conferiu, clique aqui para ler.


Agora, vamos te mostrar o passo a passo para que você possa aderir a esta tendência na hora de se maquiar. São cinco dicas para construir a pele translúcida, com base nas técnicas que a TATMAKE e sua Equipe usam em suas noivas.


1 - Hidrate muito bem a pele


Foto: Bill Cardoso


Quanto melhor a pele estiver hidratada, mais bonita ficará a sua maquiagem. A dica também vale para peles oleosas, já que oleosidade não significa hidratação. Se a sua pele for oleosa, opte por hidratantes leves ou séruns para garantir o efeito.


A base vai durar mais e o seu corretivo não irá craquelar ou marcar as linhas de expressão. Uma pele bem hidratada é mais viçosa e aparenta ser muito mais jovem.


2 - Use camadas finas de produto e faça correções pontuais


Foto: Lucas Lima


Seu dia anterior foi muito cansativo e acordou com olheiras e algumas espinhas. Vamos passar bastante base e corretivo para cobrir tudo isso, certo? ERRADO!


Mesmo nos dias em que a sua pele precisa de mais correção, você não precisa carregar muito produto nela. Comece com camadas finas de base (depois de ter hidratado muito bem, claro) e corretivo apenas onde for necessário. Não precisamos de uma máscara. Afinal, quem não tem olheiras? Só precisamos nos sentir bem para que o nosso dia seja maravilhoso.


Você pode aplicar tudo ou apenas finalizar com uma esponjinha úmida. O resultado ficará muito mais natural e luminoso.


Pure Radiant Tinted Moisturizer, Nars | Base Aqua Hidratante, Quem disse, Berenice? | Esponja Easy Air, Indice Tokyo


3 - Use produtos cremosos


Já usou blushs e iluminadores cremosos? Os produtos cremosos aderem muito bem na pele. Fazem parecer que não estamos usando nada. Eles ainda são práticos, pois você pode aplicar com o pincel ou com os dedos.


Se o dia estiver muito quente, você pode aplicar o seu blush cremoso e passar por cima uma camada de blush em pó. Isso vai garantir muitas horas de fixação, sem perder o aspecto natural da maquiagem.



Blush Stick, Vult | Iluminador cremoso Watt's Up!, Benefit Cosmetics | Pincel para blush, Klass Vough (brown 3)


4 - Use truques de luz e sombra para destacar seus pontos altos



Foto: Maya Morikawa


Olhe para o seu rosto e preste atenção nos próprios contornos, nas áreas que costumam, naturalmente, fazer sombra, como o topo da testa e as maçãs. Essas são as áreas que você pode contornar, ou seja, escurecer um tom.


Já para iluminar, as têmporas, ponte do nariz, abaixo da sobrancelha, arco do cupido e canto interno dos olhos.


Também é possível destacar o formato dos olhos apenas com a técnica de luz e sombra. Parece complicado, mas basta se olhar no espelho sem maquiagem e perceber onde há, naturalmente, luz e sombra e quais pontos você gostaria de ressaltar. Não esqueça de esfumar tudo muito bem.


5 - Finalize com uma bruma de hidratação


Foto: Produtora 7


Após os passos anteriores, finalize com borrifada de uma bruma hidratante. Muitas marcas possuem a sua "água de beleza" para hidratar a pele e fixar a maquiagem. A bruma tira o aspecto opaco que alguns produtos em pó podem deixar e traz o viço da pele de volta.


Fix Plus, MAC | Mist and Fix, Make Up Forever | Eau de Beauté, Caudalie


Agora é só aplicar estes passos, ou alguns deles, na sua rotina e contar para a gente o que achou do resultado.